domingo, 11 de dezembro de 2011

Literatura brasileira misturada ao Renascimento.

Em outro post, citei que na Turma da Mônica Jovem havia uma edição que falava sobre Romeu e Julieta.

Monicalisa
Mas na Turma tradicional também tem variás replicas sobre o assunto com a Monicalisa.

E para quem não viu o outro post olha a edição da TMJ.
Turma da Mônica Jovem






 

O mistério de Monalisa.

Exitem vários mistérios sobre esta grande obra.

Um deles é que a moça que está na obra era mulher de um grande barão do Renascimento.

O outro é que a obra era uma forma de Leonardo de mulher.
E exitem outras que são menos reconhecidas, e as vezes vistas como mito e outras as vezes meio sem sentido, comparados a invenções ou coisas do tipo.

A vida de William Shakespeare

William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 26 de Abril de 1564 — Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois. Restaram poucos registros da vida privada de Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores.

A vida de Michelângelo.


Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo  ou Michelangelo foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.

A vida de Leonardo da Vinci.

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, Anchiano, 15 de abril de 1452Amboise, 2 de maio de 1519, foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Shakespeare em literatura brasileira!

Em 2010, foi lançado o livro da 'Turma da Mônica Jovem' n° 9 que fala sobre a história de Shakespeare " Romeu e Julieta" que são interpretados pelos personagens Mônica e Cebola. Na história Mônica tenta participar de um teatro cujo tema é " Romeu e Julieta", mas não consegue o papel tanto que Cebola consegue o papel mesmo sem querer.

A história foi uma das mais vendidas em todo o Brasil, sendo que Shakespeare nunca foi representado em quadrinhos. Todos adoraram e mandaram um PARABÉNS para o Maurício de Souza, roteirista da revista.

Os principais personagens do Renascimento.

Pintura:  Os principais personagens da pintura do Renascimento foram Leonardo da Vinci, Michelângelo, Rafael e Botticelli.

... Leonardo da Vinci ficou famoso por suas abilidades quando criança, mas ficou conhecido pelo mundo pelo quadro Monna Lisa, que guarda muitos mistérios sobre sua história...

...Michelângelo pintava e esculpia, e sempre deixava o ar de uma pintura suave mas que mostrava seus sentimentos sobre sua religião...

...Rafael não muito conhecido, era um artista plástico e um grande pintor, que pintou o quadro Cristo cai no caminho calvário...

...Botticelli foi um dos mais importantes pintores do renascimento, pintou o quadro O nascimento de Vênus...


Literatura:  Os principais personagens da literatura foram Luís de Camões, Miguel de Cervantes ( Dom Quixote) e William Shakespeare.

SHAKESPEARE
... Luís de Camões e conhecido como o maior poeta da língua portuguesa...

... Miguel de Cervantes sua principal obra foi Dom Quixote...

... William Shakespeare crioador da grande hisória de " Romeu e Julieta"...


                              
                                                                Fim

O que é Renascimento??



                                             Renascimento



A criação de Adão

Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem.


Grande obra de Leonardo da Vinci

O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas.